-
Norris supera Verstappen por pouco no 1º treino livre do GP de Abu Dhabi
-
Latam retira 169 passageiros de voo após incêndio perto de avião no aeroporto de Guarulhos
-
UE impõe multa de 120 milhões de euros à rede social X de Elon Musk
-
Putin continuará fornecendo petróleo à Índia, apesar da pressão dos EUA
-
Trump quer reajustar presença global dos Estados Unidos e aumentar predomínio na América Latina
-
CEO do Softbank diz que uma super-IA pode transformar humanos em 'peixes' ou vencer o Nobel
-
OpenAI anuncia acordo para construir centro de IA na Austrália
-
TikTok cumprirá proibição de redes sociais para menores de 16 anos na Austrália
-
Chuvas dificultam limpeza no Sri Lanka após inundações que atingiram vários países da Ásia
-
Venezuela isolada após suspensão de voos de companhias internacionais
-
Manchester United cede empate no fim contra o West Ham
-
Raphinha, um retorno para devolver a alma ao Barcelona
-
Líderes de Ruanda e RD Congo firmam acordo de paz em Washington
-
Lesionado, Antetokounmpo vai desfalcar Milwaukee Bucks de duas a quatro semanas
-
"O passado não importa", diz Thomas Müller, sobre reencontro com Messi na final da MLS
-
Lloris renova por um ano com Los Angeles FC
-
Time sensação da Ligue 1, Lens tenta manter liderança contra o Nantes
-
Israel identifica cadáver do penúltimo refém que permanecia em Gaza
-
Fim de semana tem duelos no topo da tabela da Bundesliga
-
Norris descarta pedir ajuda a Piastri para superar Verstappen no decisivo GP de Abu Dhabi
-
Os diferentes cenários para o título mundial da Fórmula 1
-
Messi destaca "momento muito bom" do Inter Miami para final da MLS
-
Versace anuncia saída de diretor artístico Dario Vitale após menos de nove meses
-
Uso do Signal pelo secretário de Defesa pôs forças dos EUA em risco, diz inspetor do Pentágono
-
Putin tem 'responsabilidade moral' por envenenamento de britânica, diz investigação
-
Conselho de Segurança da ONU afirma estar disposto a apoiar Síria durante visita
-
Preso suspeito em caso de bombas plantadas perto do Capitólio em 2021 (imprensa)
-
Comissão insta Finlândia a reparar injustiças contra povo sami
-
McLaren contra 'Chucky' Verstappen em explosivo epílogo do Mundial de F1
-
Alexander-Arnold ficará afastado por cerca de dois meses devido a lesão na coxa
-
The New York Times processa Pentágono por violar direito à informação
-
Tudo o que é preciso saber sobre o sorteio da Copa do Mundo de 2026
-
Turnê 'Lux' de Rosalía chegará à América Latina em julho de 2026
-
Putin faz visita à Índia com defesa e comércio na agenda
-
Itália jogará semifinal da repescagem para Copa de 2026 contra Irlanda do Norte em Bérgamo
-
Empresas chinesas de óculos inteligentes buscam conquistar mercado mundial
-
UE abre investigação contra Meta por práticas contrárias à concorrência na IA do Whatsapp
-
Economia do Brasil avança no terceiro trimestre impulsionada pelo agro
-
Asfura, favorito de Trump, retoma vantagem nas presidenciais de Honduras
-
Possível intervenção militar dos EUA divide venezuelanos na Flórida
-
Copa do Mundo na América do Norte ganha ritmo com sorteio nos EUA
-
Dua Lipa seduz América Latina com samba, futebol e tacos
-
Copa do Mundo de 2026 já sente a mão firme de Trump, um anfitrião controverso
-
Investigação na Itália por exploração de trabalhadores chineses aponta para outros 13 gigantes do luxo
-
Casamento coletivo celebra rara cena de felicidade entre as ruínas de Gaza
-
Nintendo lança 'Metroid Prime 4', a esperada nova edição de sua saga de ficção científica
-
Indonésia e Sri Lanka em alerta por previsões de chuvas após inundações devastadoras
-
Macron pede ação da China sobre a guerra na Ucrânia e contra os desequilíbrios comerciais
-
Coreia do Sul confirma que seis cidadãos do país estão detidos na Coreia do Norte
-
Companhias aéreas panamenhas suspendem voos para Venezuela por dois dias
Entre Trump e China, México adapta-se à nova realidade do comércio
As modernas telas de componentes chineses dos automóveis montados no México, e que facilitam a navegação no Google Maps ou o acesso ao Spotify, enfrentam uma nova realidade diante da guerra tarifária do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
A indústria de montagem instalada no México aguarda a votação de uma reforma da presidente Claudia Sheinbaum que propõe tarifas sobre diversos produtos e componentes de China, Coreia do Sul e Índia, entre outros, com os quais seu país não possui acordos comerciais.
Aumovio, uma empresa do setor automotivo com sede na Alemanha, monta estas telas ou "displays" na cidade mexicana de Guadalajara (oeste) para empresas como Ford, General Motors e Stellantis.
É parte da bilionária indústria automotiva que transformou a América do Norte em uma eficiente plataforma de manufatura, devido ao acordo de livre comércio T-MEC entre México, EUA e Canadá, que será revisado em 2026.
Utilizadas por milhões de motoristas no mundo, poucos sabem que cada tela contém cerca de 800 componentes procedentes de diferentes países, principalmente da China, e que chegam ao México por meio de complexas cadeias de fornecimento.
A iniciativa do governo mexicano — que será discutida pelo Congresso no fim de novembro — afeta também as importações de automóveis e setores como o têxtil e o de calçados, com taxas que variam entre 10% e 50%.
Sheinbaum argumenta que sua intenção é diminuir o déficit comercial com a China e fortalecer a indústria nacional, embora isto ocorra no momento em que negocia com Trump para evitar a imposição tarifária e antes da revisão do T-MEC.
- Amplo déficit -
Apesar de os Estados Unidos serem o maior parceiro comercial do México, a China é uma fonte importante de componentes para as manufaturas mexicanas, sobretudo por seu menor custo e alta tecnologia.
Isto se reflete em um aumento significativo nas importações da China, que em 2024 impulsionou o déficit comercial do México com o gigante asiático ao recorde de quase 120 bilhões de dólares (R$ 646,7 bilhões, na cotação da época).
Trump e vários congressistas democratas acusaram o México de ser a porta de entrada de produtos chineses nos Estados Unidos. Por sua vez, a China respondeu em setembro que se opõe a qualquer "coerção" para impor restrições às suas exportações, razão pela qual o governo de Sheinbaum propôs uma "mesa de trabalho" sobre a iniciativa de tarifas.
Para Luis de la Calle, ex-ministro da Economia para negociações comerciais, as tarifas sobre Pequim são motivadas tanto pela necessidade de cuidar da relação com Washington quanto para proteger a indústria mexicana.
"Nem todo o aumento que foi feito está ligado aos Estados Unidos, mas também houve aumentos muito importantes de tarifas ligados à política interna do México", afirma o ex-funcionário.
A Aumovio e outras empresas rejeitam a elevação tarifária enquanto mantêm conversas com o governo mexicano.
"Toda a indústria automotiva sentou-se à mesa para conversar com eles e mostrar a dependência que temos (da China)", diz à AFP Carlos Gómez, diretor de compras e qualidade de fornecedores da Aumovio.
Gómez também explica que construir uma cadeia de fornecimento nacional não é simples, pois implica grandes investimentos em ativos e maquinário, além de uma curva de aprendizado que pode levar anos.
Há componentes que "é muito difícil trazer de outras origens", segundo Amapola Grijalva, representante da Câmara de Comércio e Tecnologia México-China, que alerta para preços mais altos para os consumidores caso as tarifas sejam aprovadas.
Outras empresas, entretanto, afirmam estar prontas para se beneficiar das mudanças. É o caso da Kold Roll, um fabricante de barras de aço para a indústria automotiva e outros setores.
Segundo o diretor-geral da companhia, Eric González, é uma "oportunidade", já que "apesar da pressão do mercado e do custo", a Kold Roll se manteve firme nos últimos anos para "ter este material 100% americano".
A.F.Rosado--PC