-
Irã apresenta aos EUA plano para reabrir Ormuz, que Trump teria rejeitado
-
Depois da Meta, TikTok aceita limitar tempo de uso dos adolescentes
-
Chega ao fim 2º ciclo de diálogos entre governo interino e oposição na Venezuela
-
Irã apresenta aos EUA plano para reabrir Estreito de Ormuz em sete dias
-
Mulher que afirmou ter sido estuprada por Jay-Z diz que fez 'acusações falsas'
-
Mbappé sofre lesão no joelho e deixará concentração da França
-
Chapecoense retorna ao local da tragédia aérea dez anos depois
-
Itália perde em casa para Bélgica (2-0) no retorno de Mancini
-
Suprema Corte concede a Trump uso de banco de dados para verificar registros eleitorais
-
França vence Turquia (1-0) na estreia de Zidane
-
Sindicato de jogadores da NFL se preocupa com estado do gramado do Maracanã
-
Dificuldades e "muitas expectativas" no berço da indústria petrolífera da Venezuela
-
Tribunal de apelações dos EUA mantém veto do Pentágono à Anthropic
-
Combates se intensificam no norte da Etiópia
-
Foto de encontro com Xi publicada por Trump parece ter sido retocada com IA
-
Trump e Xi se despedem com poucos resultados, mas com novos encontros previstos
-
Ataques russos em plena luz do dia deixam sete mortos em Kiev
-
Brasil encerra competição em San Sebastián com 'Vicentina Pede Desculpas'
-
Manchester City é considerado culpado de 114 infrações financeiras, diz The Athletic
-
Rússia reavalia posição sobre negociações de paz após ataques ucranianos, diz Putin
-
"Minha melhor oportunidade", diz Harry Kane sobre disputa da Bola de Ouro
-
Musiala e Havertz são cortados da seleção da Alemanha por lesão
-
México quer aumentar importações dos EUA para reduzir déficit e agradar Trump
-
Justiça dos EUA confirma legalidade do veto do Pentágono à Anthropic
-
ONU eleva para 214 número de empresas ligadas a assentamentos israelenses
-
Colômbia rompe relações diplomáticas com Irã
-
El Niño 'pode implicar em perda sociocultural', diz chef Alex Atala
-
Leão XIV é aclamado em Paris após alertar sobre os riscos da IA
-
El Niño força grandes chefs a adaptarem suas receitas
-
Ataques russos em plena luz do dia deixam cinco mortos em Kiev
-
Taxistas afegãos voltam a reproduzir música, em desafio ao regime talibã
-
Bob Pettit, primeiro MVP da NBA, morre aos 93 anos
-
Brasil fecha competição de San Sebastián com 'Vicentina Pede Desculpas'
-
Rayan salva empate para Brasil contra Austrália e Ancelotti pede paciência
-
Conselho de Segurança da ONU condena ataques dos houthis contra Arábia Saudita
-
Russell garante a pole position no GP do Azerbaijão de F1
-
'Terror social' de Ricardo Alves Jr. estreia no Festival de San Sebastián
-
Prêmio literário francês retira livro de competição por suspeitas de uso de IA
-
Putin acredita que não pode 'recuar', afirma jornalista russo exilado
-
Rayan salva empate para o Brasil no primeiro amistoso pós-Copa do Mundo
-
Leão XIV alerta na França contra os 'desvios' da ciência e da IA
-
'Isso o deixou louco', diz única mulher que conseguiu condenar Trump por agressão sexual
-
Imigrantes 'contemplam suicídio' em acampamento na Grécia
-
Lula e Flávio Bolsonaro querem exército digital para conquistar as redes antes das eleições
-
Partido de Putin vence eleições legislativas russas por ampla margem
-
Zelensky diz que Trump lhe concederá licença para fabricar mísseis Patriot
-
Habitantes de Gaza se abrigam em prédios com risco de desabamento
-
Principais pontos das conversas entre Trump e Xi nos EUA
-
Irã propõe reabrir o Estreito de Ormuz em sete dias
-
Grandes ligas europeias exigem reforma na governança da Fifa
Hungria se prepara para votar em eleições legislativas, com Orban por um fio
A Hungria votará, no domingo (12), em eleições legislativas que terão uma cobertura internacional inédita, e nas quais o primeiro-ministro nacionalista, Viktor Orban, no poder desde 2010, não chega como favorito.
Pesquisas independentes indicam uma possível vitória da oposição, do partido conservador Tisza, liderado por Peter Magyar. Embora nas fileiras do governo haja confiança de uma surpresa e que a coalizão formada pelo Fidesz, partido de Orban, e pelos democratas-cristãos do KDNP sairá vitoriosa.
Os analistas esperam uma participação elevada, de até 80%, ao término de uma campanha particularmente intensa.
Nas últimas semanas, o serviço de inteligência foi acusado de tentar sabotar o Tisza, e o chanceler húngaro, Peter Szijjarto, reconheceu que defende os interesses da Rússia na União Europeia, tal como revelou uma investigação de meios de comunicação europeus baseada no vazamento de conversas telefônicas.
O ministro teria alinhado argumentos para tentar justificar o levantamento de sanções europeias impostas a Moscou pela invasão da Ucrânia, e teria dito ao seu homólogo russo, Serguei Lavrov: "estou a seu serviço".
Orban atacou repetidamente a Ucrânia durante a campanha e continua bloqueando um empréstimo europeu de 90 bilhões de euros (R$ 537 bilhões, na cotação atual) a Kiev, algo que o chefe de governo alemão, Friedrich Merz, qualificou como um "ato flagrante de deslealdade".
O argumento da Hungria é de que o país deixou de receber petróleo russo através de um oleoduto que atravessa a vizinha Ucrânia, e que ficou danificado pelos bombardeios de Moscou. O governo húngaro acusa Kiev de estar demorando de propósito para repará-lo.
O premiê húngaro, de 62 anos, governa um país com menos de 10 milhões de habitantes, mas possui uma "importância desproporcional" em nível global, ressalta Jacques Rupnik, professor emérito do Sciences Po Paris.
Visto de fora, o principal ponto em jogo para a comunidade internacional é saber se a Hungria continua sendo "benevolente" aos interesses russos ou se demonstra "vontade de recompor as relações com a União Europeia", da qual faz parte desde 2004, indica Rupnik.
Orban conta com o apoio expresso do governo do presidente americano Donald Trump — nesta terça e quarta-feira recebe em Budapeste o seu vice-presidente, JD Vance — e é uma referência para a extrema direita europeia, assim como para líderes latino-americanos afins.
Em março, recebeu em Budapeste o mandatário argentino Javier Milei e, em fevereiro, reuniu-se com José Antonio Kast antes de ele assumir a presidência do Chile.
- "Agora ou nunca" -
Nos últimos quatro anos, a popularidade do líder nacionalista caiu devido à estagnação econômica e a uma série de escândalos. Ainda assim, ele tenta se apresentar como uma "opção segura" em um mundo conturbado, acusando seu rival Magyar de ser um "fantoche" de Kiev e da UE, que quer arrastar a Hungria para a guerra.
A novidade desta campanha é que ele não conseguiu ditar os temas do debate, diante de uma oposição "muito eficaz que obrigou o complacente partido governante e seu líder a competir e a se defender", destaca à AFP o analista político Peter Farkas Zarug.
Peter Magyar, um ex-aliado de Orban que ambiciona uma ampla maioria parlamentar, promete, em caso de vitória, "uma mudança de sistema": combater a corrupção, melhorar os serviços públicos, resgatar a qualidade democrática das instituições.
Para isso, o político opositor de 45 anos escolheu como lema o slogan histórico dos revolucionários húngaros: "Agora ou nunca".
- Apenas cinco partidos -
Apenas cinco partidos participarão das legislativas de domingo, o menor número desde a democratização do país em 1990, após a era comunista.
Vários partidos decidiram não concorrer, para favorecer a concentração de votos na oposição e fomentar uma virada política.
As pesquisas indicam que, além dos dois blocos de Orban e Magyar, entrará na câmara, de 199 deputados, o partido de extrema direita Nossa Pátria.
Na capital, muitos eleitores disseram à AFP saber claramente em quem vão votar.
Mate Dobai, engenheiro informático de 35 anos, disse estar satisfeito com a linha seguida pelo atual primeiro-ministro. "Gosto da sua posição pacifista em relação à Ucrânia, porque a guerra me parece inútil. As pessoas estão morrendo e a frente está congelada", afirma.
A florista Andrea Simon, de 57 anos, planeja votar no Tisza. "Tenho um negócio, e os impostos e contribuições não param de aumentar todos os meses. Tenho poucos clientes, porque as pessoas estão ficando mais pobres, mesmo nesta cidade onde há tanto dinheiro", explica.
Um documentário publicado no mês passado citou que a coalizão governante vai pressionar 500.000 pessoas com baixos recursos para que votem nela. E algumas ONGs alertaram para possível manipulação do voto dos húngaros no exterior.
A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) destacou uma missão de observação eleitoral pela segunda vez consecutiva.
H.Portela--PC