-
Acusação contra Harvey Weinstein é retirada em caso de estupro nos EUA
-
Estéban Lepaul, artilheiro da Ligue 1, renova com o Rennes
-
Suprema Corte dos EUA decide que governo pode rejeitar pedidos de asilo na fronteira
-
Parques de Paris viram 'hotéis' na noite mais quente registrada na França
-
Sul-africanos vão às ruas para celebrar classificação histórica na Copa do Mundo
-
Mais de 100 milhões de europeus sofrem impacto de onda de calor mortal
-
Inflação dos EUA sobe a 4,1% em maio, maior nível em três anos
-
Ministra sueca rompe barreiras ao participar de reuniões da UE com seu filho nos braços
-
Reformas em Cuba: guinada ao modelo chinês ou ao capitalismo oligárquico?
-
Polônia realiza conferência sobre a reconstrução da Ucrânia sem Zelensky
-
Sarah Burton faz referência a Timothée Chalamet em sua estreia masculina para Givenchy
-
Crime organizado brasileiro se expande para a Guiana Francesa
-
EUA e países de todo o mundo oferecem ajuda à Venezuela após terremotos devastadores
-
Brasil aguarda conclusão do Grupo F para conhecer rival na 2ª fase da Copa
-
'Wannabe', sucesso das Spice Girls, completa 30 anos em meio a rumores de reencontro
-
'Tudo desabou': área mais devastada pelos terremotos na Venezuela pede socorro
-
Rubio rejeita possível pedágio iraniano em Ormuz e alerta para precedente
-
Trump abre festa dos 250 anos dos Estados Unidos com discurso de tom político
-
EUA volta a contar com Pulisic e tenta, contra Turquia, mais uma vitória antes dos 16-avos
-
África do Sul vence Coreia do Sul (1-0) e vai aos 16-avos da Copa em segundo no Grupo A
-
México elimina República Tcheca (3-0) e avança aos 16-avos da Copa com campanha 100%
-
Preço do Brent cai abaixo do nível anterior à guerra no Oriente Médio
-
'Muito nervoso, mas feliz', diz Neymar após estreia na Copa do Mundo
-
Proibição de adolescentes em redes sociais na Austrália teve pouco impacto (estudo)
-
Juízas do TPI processam Trump por 'sanções draconianas'
-
'Seguir melhorando', diz Vini Jr. após vitória do Brasil
-
Bósnia elimina Catar e se garante nos 16-avos da Copa do Mundo
-
Jaques Wagner deixará liderança do governo no Senado por suspeita de corrupção
-
'Agora chega o bonito', diz Ancelotti após vitória do Brasil sobre a Escócia
-
Marrocos vence Haiti (4-2) e passa em segundo no grupo do Brasil na Copa
-
Brasil vence Escócia (3-0) e vai aos 16-avos como 1º do Grupo C da Copa
-
Terremotos na Venezuela destroem prédios e causam pânico em Caracas
-
Trump pede ao Congresso mais recursos para guerra no Irã
-
Ainda confiante na classificação, Equador encara líder Alemanha
-
Forte sismo de magnitude 7,1 sacode a Venezuela
-
Novo tipo de vacina permite imunizar contra famílias de vírus (pesquisadores)
-
Rubio promete defender interesses dos países do Golfo em negociações com Irã
-
Entre a nostalgia e o desinteresse, Itália vive mais uma Copa sem a 'Azzurra'
-
Tenistas vão intensificar protesto por premiação em Wimbledon
-
'Eles vêm com tudo', diz Laporte sobre duelo da Espanha contra o Uruguai
-
Onda de calor sufoca Europa e testa redes elétricas
-
Candidatos do prefeito de Nova York vencem primárias democratas
-
Bósnia garante terceiro lugar do Grupo B na Copa do Mundo e elimina o Catar
-
Suíça vence Canadá (2-1) e avança como líder do Grupo B da Copa
-
Cacique Raoni se recupera após cirurgia no intestino
-
Pai, mãe e Flávio Bolsonaro desejam sorte a Neymar em sua estreia na Copa
-
Keiko Fujimori agradece apoio de eleitores e admite divisão no Peru
-
Adversário reconhece De la Espriella como presidente eleito da Colômbia
-
Novo formato ressuscita fantasma da manipulação de resultados na Copa
-
Juan Manuel Cerúndolo avança para as quartas de final em Eastbourne
Parques de Paris viram 'hotéis' na noite mais quente registrada na França
"A diferença de temperatura entre a rua e aqui, debaixo das árvores, é alucinante!", surpreende-se Agathe Chebassier, uma jovem pintora que, assim como centenas de parisienses, procura um parque para passar a noite mais quente já registrada na França.
Há dias, a França vive uma intensa onda de calor, que não para de bater recordes. A madrugada de quarta para quinta-feira (25) foi a mais quente que se tem registro: média de 22º C. Em Paris, foram 26,4º C, segundo o serviço meteorológico Météo France.
Mas após um dia com temperaturas beirando os 40º C, o calor dentro dos apartamentos, onde aparelhos de ar-condicionado são quase inexistentes, pode ser muito maior, razão pela qual a Prefeitura de Paris ordenou abrir os parques por 24 horas para aliviar os moradores.
No parque de Buttes-Chaumont, um dos maiores e mais populares do nordeste de Paris, centenas de pessoas buscavam o frescor na meia-noite de quinta-feira para passar a noite ou pelo menos parte dela em seus gramados em declive.
"Faz bem estar na natureza, ao ar livre", admite à AFP a pintora de 28 anos, com a cabeça apoiada em sua bolsa e fones de ouvido. Em seu apartamento, ela conta que a temperatura não baixa dos 30º C há dias. "Estou melhor aqui, se respira melhor", acrescenta.
- "O mais tarde possível" -
O clima no parque é tranquilo, aprazível. Alguns estão entre amigos e bebem umas cervejas com uma música suave ao fundo. Outros estão em família ou sozinhos, na companhia de um livro.
Com a cabeça apoiada sobre uma almofada inflável, Nadia Scherashova, de 37 anos, tem dificuldade para dormir ao lado do companheiro, Thomas Loriot, de 28 anos, que lê um romance.
Scherashova, engenheira do setor hospitalar, saiu de seu estúdio por volta das 21h, quando os termômetros marcavam 34,5º C.
"É complicado ficar em casa", assegura, detalhando que só pensa em voltar "o mais tarde possível", "certamente não antes das 03h da manhã".
Mas por que não ficar ali até o amanhecer? "Sinceramente, por causa das minhas costas", admite Loriot, também engenheiro, que lamenta não ter pensado em trazer um colchão.
Sua companheira também "teria ficado bem até de manhã", mas não sozinha. "Para a mulher, é perigoso", lamenta, temendo sofrer uma agressão enquanto dorme.
- "Insuportável" -
"Se estivesse acompanhada, não teria duvidado em dormir aqui (...) Mas sem meu namorado ou meus amigos, não me sinto segura", reforça Agathe Chebassier, que não dorme mais que cinco horas por noite desde que a onda de calor começou.
As crianças também ficaram acordadas até tarde no parque na noite de quarta-feira. Apesar de já ter escurecido, eram dezenas as que brincavam e corriam ente as árvores.
Junto de seus pais, que relaxam sobre um colchão inflável, Aloïs, de dois anos, corre pelo gramado e estica as pernas.
"Se não extravasar, é insuportável", explica sua mãe, Camille Arregun, consultora imobiliária de 32 anos. "Vai deitar tarde, mas tudo bem, precisa pegar ar".
Ela diz que também preferiria passar a noite fora. "O parque de Buttes-Chaumont é um verdadeiro hotel esta noite", diz ela, bem-humorada, lamentando que "com um bebê, dormir ao relento é impensável".
O.Salvador--PC